A criação de uma startup sempre vem acompanhada de uma inovação, e como sabemos, toda inovação precisa ser assegurada de uma patente, para evitar cópias e plágios desta mesma ideia.
Sendo assim, acaba sendo indispensável realizar o registro de marca e patente para startups e garantir a segurança do seu novo negócio.
Mas vamos ao que interessa, neste segmento da Maktub vamos explicar para você como funciona o registro de marca e patente para startups. Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco para saber mais, sem compromisso!
Primeiramente, vamos entender se o seu negócio se encaixa em uma startup, depois vamos falar sobre o que é registro de marca e patente e como todo este processo de validação funciona.
Uma startup se enquadra como uma empresa emergente, onde por trás existe uma ideia inovadora e escalável. Muitas vezes, as startups são compostas por um grupo de pessoas que se arriscam e compram essa ideia para torná-la uma realidade. Hoje já é comum vermos inserido no mercado empresas grandes que tiveram seu início como startups, por exemplo, a UBER, Spotify e Airbnb.
Agora vamos imaginar se estas marcas não se importassem com registro de patentes? Elas estariam suscetíveis a plágios e cópias, sem ao menos conseguir se proteger e por conta disto existe o registro de marca e patente.
Se a sua empresa possui atuação nacional ou internacional, você pode validar o registro da sua marca e patente através do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Intelectual do Governo Brasileiro.
Este órgão é responsável por realizar a autenticação do registro de sua marca ou patente e assegurar de que sua ideia estará protegida por um período de 15 a 20 anos, dependendo do segmento de sua patente. Já o registro de marca é concedido por um período de 10 anos, podendo ser prorrogado por quantas vezes o detentor da marca desejar, por conta disto seu nome fantasia estará protegido por quanto tempo for necessário.
Agora, uma questão que é bastante comum, quanto tempo leva para fazer o registro de uma patente, sendo uma startup?
Segundo o próprio INPI, o tempo médio para registrar patente no Brasil é de 5 a 8 anos, e por conta disto, é importante começar o quanto antes.
Agora vamos ao passo a passo para realizar o registro de marca e patente de sua startup.
1 - Realize uma pesquisa no INPI para confirmar que o nome fantasia criado para sua marca está disponível. Você pode pesquisar neste endereço: https://busca.inpi.gov.br/pePI/jsp/marcas/Pesquisa_num_processo.jsp
Em caso de dúvidas, fale com a Maktub - Registro de Marcas e Patentes.
2 - Fez a verificação e o nome estipulado está sendo usado? Então faça um exercício de reaproveitamento do nome já estipulado, incrementando novos termos que sejam relacionados ao que você realiza em sua startup.
3 - Seu nome está disponível? Então agora é hora de realizar o pagamento da GRU - Guia de Recolhimento da União. Para saber o valor do seu registro de marca e patente acesse a tabela oficial disponibilizada pelo INPI: https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/tabelas-de-retribuicao/tabela-marcas.pdf
4 - Após fazer o recolhimento da taxa junto ao GRU, é hora de apresentar todos os documentos e preencher todos os formulários necessários para cada caso, e é nesta etapa que a Maktub - Registro de Marcas e Patentes pode ajudar com uma ótima assessoria, realizando tudo o que é necessário em todas as etapas.
5 - Agora a Maktub - Registro de Marcas e Patentes irá protocolar o seu pedido junto ao INPI e assim acompanhar as próximas etapas.
Bom, agora você já tem uma ideia de como iniciar o processo de registro de marca e patente para sua startup. Se ainda restaram dúvidas, fale com a Maktub - Registro de Marcas e Patentes, nossa equipe comercial está pronta para tirar qualquer dúvida que ainda exista sobre o assunto. São mais de 24 anos de história, protegendo diversas marcas e patentes em São José do Rio Preto e Brasil.
Precisa de ajuda ou deseja fazer um registro? Fale conosco agora mesmo e obtenha seu registro único de forma rápida com profissionais experientes no ramo.