Que o agronegócio é o motor do Brasil todos nós já sabemos, sendo quase 30% do PIB do país, com isto, já conseguimos ter uma ideia das dimensões deste setor e o quanto de produtores existem por todo o país.
Se levarmos em consideração o tamanho do agronegócio brasileiro, conseguimos relacionar o quanto de empresas existem e oferecem serviços relacionados ao setor, tanto na venda de produtos, quanto na manutenção de ferramentas.
E acontece que, quando temos um setor que trás tanta inovação, novas tecnologias são desenvolvidas, novos produtos são criados e novos serviços se tornam imprescindíveis, aumentando a visibilidade e possibilidades de plágios e cópias.
Se tornando necessário o registro de marcas e patentes para o segmento de agronegócio no Brasil.
Agora vamos nos aprofundar em quais áreas de atuação do agronegócio precisam realizar o registro de marca e patente e como realizar este procedimento.
Produtores de insumos agrícolas.
Produtores de peças de reposição.
Frigoríficos e casas de carne.
Boutiques de carne.
Feiras de Hortifruti.
Empresas Desenvolvedoras de Softwares;
Criadores de ferramentas para Agricultura de Precisão.
Estes são apenas alguns exemplos de segmentos do agronegócio brasileiro que existem e estão suscetíveis a cópias e plágios se não realizarem o registro de marcas e patentes de suas ideias.
Certo, levando isto em consideração, vamos entender como é realizado o processo de registro de marca para empresas do setor do agronegócio.
1 - Realize uma pesquisa no INPI para confirmar que o nome fantasia criado para sua marca está disponível. Você pode pesquisar neste endereço: https://busca.inpi.gov.br/pePI/jsp/marcas/Pesquisa_num_processo.jsp
Em caso de dúvidas, fale com a Maktub - Registro de Marcas e Patentes.
2 - Fez a verificação e o nome estipulado está sendo usado? Então faça um exercício de reaproveitamento do nome já estipulado, incrementando novos termos que sejam relacionados ao que você realiza em sua empresa.
3 - Seu nome está disponível? Então agora é hora de realizar o pagamento da GRU - Guia de Recolhimento da União. Para saber o valor do seu registro de marca e patente acesse a tabela oficial disponibilizada pelo INPI: https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/tabelas-de-retribuicao/tabela-marcas.pdf
4 - Após fazer o recolhimento da taxa junto ao GRU, é hora de apresentar todos os documentos e preencher todos os formulários necessários para cada caso, e é nesta etapa que a Maktub - Registro de Marcas e Patentes pode ajudar com uma ótima assessoria, realizando tudo o que é necessário em todas as etapas.
5 - Agora a Maktub - Registro de Marcas e Patentes irá protocolar o seu pedido junto ao INPI e assim acompanhar as próximas etapas.
Agora que você ficou ciente de todos os motivos e passos para realizar o registro de sua marca e patente, pode relaxar e entrar em contato com a Maktub - Registro de Marcas e Patentes para começar o processo de proteção da sua ideia. Entre em contato conosco e peça um orçamento sem compromisso para nossa equipe. São mais de 24 anos de história, protegendo diversas marcas e patentes no agronegócio brasileiro.
Precisa de ajuda ou deseja fazer um registro? Fale conosco agora mesmo e obtenha seu registro único de forma rápida com profissionais experientes no ramo.